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-MATÉRIAS-
-MATÉRIAS-

# Conceito de música #

Música é a arte de expressar os sentimentos através dos sons.

A música é dividida em três partes: Harmonia, Melodia, Ritmos.

 

# Harmonia #

Combinação simultânea de vários sons.

# Melodia #

Combinação sucessiva de vários sons.

# Ritmo #

Ordenação dos sons no tempo.

 


 

# Escalas #

 É a combinação dos sons sucessivos até a repetição da primeira nota.

Escala diatônica: É formada por 5 tons e 2 semi-tons.

Escala cromática: É formada por 12 semi-tons.

Tom: Maior distância entre duas notas.

Semi-tons: Menor distancia entre duas notas.

 


 

  # Cifras #

conjunto de sete letras e símbolos criados para facilitar a leitura musical.

A-Lá                        #-Sustenido

B-Si                        b- Bemol

C-Dó                        º-Diminuta

D-Ré                        7M-Sétima maior

E-Mi                         7 - Com Sétima 

F-Fá

G-Sol

 


 

# Intervalos #

 

          É a distância existente entre as notas. Sem os intervalos não haveria melodia, nem formação de acorde e muito menos a música.

 

          Os intervalos existem para sabermos a relação sonora entre as notas musicais. Para entendermos melhor os intervalos a escala foi dividida em graus. Confira a tabela abaixo um exemplo aplicado no tom de DÓ.

C 1ª (TÔNICA)
C# 2ª (MENOR)
D 2ª (JUSTA)
D# 3ª (MENOR)
E 3ª (MAIOR)
F 4ª (JUSTA)
F# 5ª (MENOR/DIMINUTA)
G 5ª (JUSTA)
G# 5ª (AUMENTADA)
A 6ª (JUSTA)
A# 7ª (MENOR)
B 7ª (MAIOR)
C 8ª (TÔNICA)

 

Dizemos que na música existem dois tipos de expressão: tensão e relaxamento.

  • Tensão: é o tipo de música que você escuta e fica tenso. Ex: Hev metal, alguns tipos de Jazz, Fugiam são bem tensos, repare também na trilha sonora de filmes. Principalmente terror ou catástrofes etc. Como relaxante podemos tomar a música Erudita (porem) algumas são bem tensas, e músicas que é bem calma aquelas (que não é Rockeira) que você põe pra dormir.

 

       Para nos expressar em um desses tipos básicos, precisamos conhecer os intervalos de cada nota, e sentir o som que ele nos proporciona.

 

      Quando você escuta ou faz um solo, na verdade você esta tocando uma seqüência de intervalos, se não fosse assim, você não iria produzir som algum se não for o som da primeira nota tocada.

 

Exemplos de intervalos e seus tipos de sons.

  • Intervalos tensos: o intervalo entre a primeira nota de uma escala e seu 5ª grau bemol. C e F#.

O intervalo entre a primeira nota uma escala e o seu 7ª grau maior. Ex: C e B.

 

  • Intervalos relaxantes: o intervalo entre a primeira nota de uma escala e o seu 4ª grau. Ex: C e F.

O intervalo entre a primeira nota de uma escala e o seu 6ª grau. Ex: C e A.

 

   Para sabermos qual é o intervalo entre duas notas, temos sempre que tomar como referencia a primeira nota tocada. Após isso iremos ver onde se encontra a outra nota dentro da escala maior da primeira.

Ex: o intervalo entre as notas C e E.

A primeira nota tocada foi à nota C, por tanto vamos procurar a nota E dentro da escala de C maior para sabermos o intervalo entra as duas.

A escala de C é a seguinte.

C, D, E, F, G, A, B, C.

       

       Para isso vamos contar da nota C até a nota E (conta-se inclusive a nota C). O número que achamos foi três, por tanto dizemos que entre a nota C e a nota E existe um intervalo de terça. Esse intervalo ira proporcionar uma sensação sonora que é típica e exclusiva do intervalo de terça e que nenhum outro intervalo poderá reproduzir.

Por tanto cada intervalo tem sua identidade própria, não importando o tom. Uma música pode ser tocada em tons diversos, sem perder suas características.

 

        Agora que temos uma pequena noção de intervalo, podemos compreender como se forma as escalas. Iremos tratar em particular as escalas maiores natural, por ser a principal escala e mãe de todas as outras.

 

Temos então os seguintes intervalos:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sétma

Oitava

 

 

 

       Para você entender bem vai um exemplo, vamos aos intervalos da nota A, é só contar, seguindo a escala musical, a nota A no caso, mais o número do intervalo, a segunda de A seria a nota B e assim por diante, veja a lista completa abaixo:

Nota: A

Segunda: B

*terça: C

*quarta: D

*quinta: E

*sexta; F

Sétma: G

Oitava: (ela mesma, A)

     

        Alguns intervalos terão mais afinidades com as tônicas do que outras, olhando assim você vera um arteristico nos intervalos, ou seja, na terça, quarta, quinta e sexta. Esses intervalos têm uma relação perfeita com a (tônica), experimente tocar as notas A com a nota C e assim por diante, você perceberá que elas têm uma sonoridade, elas combinam, enquanto os intervalos de segunda e sétma não se relacionam, note que são as notas posteriores e anteriores, então para tornar a explicação clara, as notas próximas a tônica não se relacionam co ela. 

 


 

 # Regra #

Por que alguns acordes é maior ou menor? Qual seria a diferença entre eles?

 

Existe um intervalo que define se o acorde é maior ou menor, é o intervalo de ``terça´´. Nós temos dois tipos de terça, maior e a menor.

 

A terça maior esta sempre 4 casas a frente da tônica. A regra é simplesmente matemática, quando você estiver tocando em C a terça maior é E, se você contar a partir da nota C que é a tônica do acorde, na quarta casa você cai na nota E, ou seja, para encontra a terça menor basta diminuir um sem-tom que é a nota D#.

 

Isso explica pouca diferença entre o modo de acorde maior e menor com pestana na corda E/A perceba que a diferença de uma para outra é de uma exatamente a terça, nós vimos em intervalo que existem intervalo que se relacionam muito bem com a tônica e outra especificamente a de 2ª e 7ª que não se relacionam muito bem à tônica, mas isso não quer dizer que esses intervalos não são usados na formação de acordes. Veja o exemplo desse acorde, Am7:

Vamos analisar o acorde vendo que notas fazem parte dele.

 

Am7:

E (5ª de A)

G (7ª de A)

C (3ª menor de A)

E (5ª de)